• Onde
  • Evento Online
  • Quando
  • 26 a 28 de Maio de 2022.
    • Compartilhe
    • #congressocefi

Trabalhos

REGULAMENTO PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS


ENVIO

    • Os resumos devem ser enviados até o dia 20/01/2022.
    • Serão aceitos trabalhos nas modalidades Apresentação Oral e Pôster. 
    • Cada autor principal poderá enviar apenas um trabalho. Não há limite para o envio de trabalhos como coautor.
    • Nos documentos anexos, estão as informações sobre os modelos formulário de resumos e modelo de e-pôster.  
      O documento está configurado de acordo com as normas de formatação elaboradas para o Congresso, portanto, os autores devem apenas preencher
      as informações necessárias e enviar o resumo à equipe científica. Os trabalhos devem ser enviados para: congressocefi@cefipoa.com.br


ESCOPO


    • Serão aceitos apenas estudos de pesquisa empírica sob as diferentes perspectivas metodológicas (pesquisa qualitativa, quantitativa ou de métodos mistos).
    • Serão recebidos estudos de diferentes perspectivas teóricas (Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise,
      Psicologia Positiva, Humanismo, Outras).
    • Não serão aceitos: estudos teóricos, revisões sistemática, integrativa, narrativa e resenhas.

MODALIDADES

E-Pôster - O E-Pôster são trabalhos digitais sobre relatos de pesquisas e/ou casos clínicos relevantes nas diversas áreas. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa contendo: título, autores, filiação institucional, introdução, método, resultados, discussão e referências. Após aprovação do resumo, o autor será comunicado e deverá enviar via sistema um link da sua apresentação gravado através do Youtube com tempo de 5 minutos de duração, o autor também deverá enviar um arquivo do seu pôster digital no formato PDF. Cada banner digital, precisa facilitar a visualização das informações, maximizando tabelas, figuras e esquemas.

Comunicação Oral - As propostas para Comunicação Oral se referem a relatos de pesquisas e/ou experiências clínicas relevantes nas diversas temáticas apresentadas individualmente, por um único participante. As Comunicações Orais serão realizadas em sessões conjuntas, mediadas por um debatedor designado pela Comissão Científica. Cada apresentação deverá ter duração de 15 minutos. Os resumos devem atender às normas para submissão de resumos.


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS


Conforme formulário, os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples.
Os resumos para Pôster e Apresentação oral deverão conter:


1. TÍTULO DO TRABALHO: máximo 20 palavras

2. NOME COMPLETO DO PRIMEIRO AUTOR, SEGUIDO DE E-MAIL E AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL

O primeiro autor necessariamente é o responsável pela apresentação, portanto, precisa obrigatoriamente estar inscrito no Congresso.

3. NOME DOS COAUTORES, SEGUIDO DE AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL

4. RESUMO: mínimo 300 e máximo 400 palavras

O texto do resumo deve ser organizado por meio de estrutura dividida em três partes:
(a) Introdução: breve apresentação da temática, menção à proposição teórica (Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise, Psicologia Positiva, Humanismo, Outras), justificativa e objetivo do estudo.
(b) Método: delineamento, participantes, instrumento, questões éticas, procedimentos de coleta dos dados, análise dos dados.
(c) Resultados e conclusão: principais resultados alcançados, conclusões, potencialidades, limitações e indicações para futuras pesquisas.

Obs. Referências bibliográficas não devem ser colocadas no texto do resumo, reservando-se essa possibilidade para a apresentação dos trabalhos.

5. PALAVRAS-CHAVE: três a cinco palavras-chave que expressem a temática investigada

6. MODALIDADE: especificar se o trabalho foi enviado como Pôster ou Apresentação Oral.

Clique aqui e baixe o modelo de resumo.

Clique aqui e baixe o modelo de para E-Pôster aprovado. 

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS


 Cada trabalho será avaliado por uma dupla de avaliadores independentes. Os aspectos avaliados serão:

 

a) Originalidade do estudo: A pesquisa se mostra relevante no atual contexto social? Os dados contribuem por meio de algum “fato novo” ou perspectiva de análise crítica inovadora? O estudo aponta ideias originais e oportunas? 

b) Adequação do método: O método está congruente à proposta de pesquisa e responde ao objetivo do estudo? Os resultados e conclusões estão de acordo com o objetivo? 

c) Aspectos formais: O texto está adequado em termos de clareza, estrutura, síntese, utilização de linguagem científica? Os autores apresentam claramente todas as partes descritas no item “5” quanto a estrutura do resumo? 

d) Aplicabilidade à prática clínica: O estudo apresenta contribuições que auxiliam na compreensão do fenômeno investigado e em possíveis formas de prevenir e/ou intervir na área clínica? Por meio dos resultados e conclusões os autores apontam em que o estudo avança ou inova em relação ao conhecimento científico existente e à atuação clínica?


 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS



As sessões de Apresentação Oral terão duração de 1hora e 40 minutos. Os autores terão até 15 minutos para apresentar o trabalho. A final da sessão os participantes terão 20 minutos para fazer perguntas aos apresentadores de cada sessão. Nas apresentações do Banner Digital, cada autor receberá antecipadamente instruções contendo o horário para sua interação online entre os autores e coordenadores.

 

 PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS


1os lugares (Apresentação Oral e Pôster): 300,00 + bolsa integral para um Curso de Extensão no CEFI
2os lugares (Apresentação Oral e Pôster): 200,00 + meia bolsa para um Curso de Extensão no CEFI
3os lugares (Apresentação Oral e Pôster): 100,00 + meia bolsa para Curso de Extensão no CEFI


Avaliadores:
Dra. Francine Guimarães Gonçalves (Coordenadora) - (CRP 07/20757) é psicóloga formada pela PUC-RS. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Doutora em Ciências do Comportamento e Psiquiatria (UFRGS) com Tese sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA). Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) Gestão 2019-2022. Coordenadora do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI. Coordenadora do Núcleo de Terapia Cognitivo-Comportamental (COG) do CEFI. Docente da FACEFI. Professora de cursos de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental em diversos Estados do Brasil. Experiência clínica com adolescentes, adultos e grupos terapêuticos.

Dr. Gibson Weydmann - Psicólogo, com ênfase em psicologia clínica (UNISINOS). Mestre em Psicologia e doutorando no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI). Membro da Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (RedeTAC) e sócio da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).


Dr. João AlvesPossui graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Pará (1991), especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Psicologia pela PUCRS e com ambos os graus reconhecidos em Portugal pela Universidade do Minho. Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). É professor do ensino superior na pós-graduação nos cursos da área da saúde, das ciências humanas e educação. É pesquisador na área dos direitos humanos, políticas públicas em saúde mental, relações e identidade de gênero e sexual. É psiquiatra clínico e psicoterapeuta individual, de famílias e casais. Integrou a equipe de Saúde Integral para a população LGBT. É escritor de livros, capítulos de livros e artigos científicos.